sustentabilidade
Para que possamos de fato contribuir para a sustentabilidade do nosso planeta, devemos nos concentrar em pequenos passos, pois se cada indivíduo fizer sua parte conseguiremos mudar o todo, como diz o ditado: “de grão em grão a galinha enche o papo”. É bem simples, por exemplo, fechar a torneira durante a escovação de dentes, fechar o chuveiro a se ensaboar no banho, bem como, diminuir o tempo durante o banho. Fazer uma reciclagem do lixo doméstico é uma prática simples e bem fácil e, consequentemente torna a vida de nossos semelhantes melhor, afinal existem pessoas que se beneficiam da reciclagem, é o seu ganha pão. Acredito que na maioria das cidades de nosso país já exista a coleta seletiva.
Substituir o uso de automóveis particulares pelos transportes públicos, ou até mesmo usar bicicleta ou outro meio de transporte não poluente para ir ao trabalho, por exemplo, é uma forma de individualmente ajudar o planeta. Ou até mesmo um grupo de vizinhos ou colegas de trabalho se unir para utilizar um único carro, já faz toda a diferença.
Como meio de contornar e melhorar a saúde do planeta e os recursos que dele provém, foi elaborada a Agenda 21, que atua em âmbitos local, nacional e global. Visa criar medidas para a solução de problemas ambientais, educacionais, econômicos, sociais e sustentáveis.
Possui uma comissão formada por representantes da população e do governo, instaurando fóruns para levantamento de demandas a serem discutidas em reuniões em busca de uma solução que satisfaça ambos os lados.
Agenda 21 pessoal: Não jogar lixo na rua; Procurar produzir menos lixo: Tentar reutilizar mais; Não degradar a natureza; Procurar economizar a água; Fazer a seleção do lixo; Produzir alguma espécie de legume em casa, uma horta própria; Andar até o trabalho e