Sustentabilidade
O conceito de desenvolvimento sustentável define-se como um modelo ambiental, social, econômico, político e cultural que de forma equilibrada previne atender as necessidades humanas atuais sem interferir no futuro das próximas gerações. A pergunta é: a Sustentabilidade é para quem ou para quê? Pois, apesar de ser muito difundida, a dimensão e aspectos desequilibrados, juntamente com o uso depredatório e injusto dos recursos naturais, demonstra que mais usamos a palavra Sustentabilidade, do que agimos a favor dela.
A concepção de sustentabilidade e desenvolvimento sustentável é intimamente relacionada com a responsabilidade social e com o equilíbrio. Agora onde está a igualdade social, os direitos humanos e direitos a biodiversidade? Estamos muito longe de utilizarmos corretamente os nossos próprios recursos naturais, e como iremos pensar que isso não afetará nossas gerações futuras? A ganância, o poder e o egoísmo ajudam este desequilíbrio descontrolado e com efeitos devastadores e se incorporarmos a premissa que precisamos de todos estes recursos para sobreviver, e que hoje eles já são limitados, talvez, eu você e cada habitante deste planeta repense nos seus atos. Garantir a sustentabilidade do meio ambiente é garantir a fusão de um conjunto de medidas e políticas que visam: um desenvolvimento socioambiental equilibrado, adequar os recursos naturais minimizando impactos na natureza, apoiar a reciclagem de materiais utilizados, e claro, a diminuição da desigualdade social, que leva muitos países a miséria e pobreza.
A pequenos passos e com ajuda de poucas pessoas e organizações, ainda há esperança de diminuir o estrago causado até hoje e aumentar a perspectiva de melhoria e uso correto dos recursos naturais.
Eu levanto a bandeira da sustentabilidade, pois acredito que promovendo esta filosofia, a minha próxima geração terá qualidade de vida, sem desigualdade, e gostaria que isso se propagasse como conceito de vida