sustentabilidade
O texto inicia apresentando uma nova perspectiva de mudança global de desenvolvimento, levando a um olhar sob a ótica da sustentabilidade em tempos de degradação ecológica e social. Cada vez mais as populações estão se urbanizando e asconcentrações populacionais, na abordagem brasileira, estão se aglomerando nas grandes cidades, elevando os problemas com relação a sustentabilidade e cuidado ambiental.
Esta visão de preocupação com o meio ambiente é recente e esta em desenvolvimento. O autor relata que, para teruma mudança na forma com que a sociedade lida com o ambiente é preciso que a ordem das relações humanas sofra um impacto brusco, gerando uma reorientação buscando mudanças concretas e significativas no comportamento humano.
Resumindo, é isso aqui : “A realidade atual exige uma reflexãocada vez menos linear, e isto se produz na inter-relação dos saberes e das práticas coletivas que criam identidades e valores comuns e ações solidárias diante da reapropriação da natureza, numa perspectiva que privilegia o diálogo entre saberes.”
O autor relata alguns acidentesque afetaram o meio ambiente e foram causados por irresponsabilidade de grandes organizações, servindo como base para debates públicos e científicos sobre o assunto. Estes acidentes deram ao problema uma escala maior do que possuía em décadas passadas, colocando o meio ambiente e arelação deste com as empresas em foco nas discussões gerenciais.
O conceito de sociedade de risco é apresentado como a sociedade e os riscos que esta pode ter devido a questões socioambientais e seus danos.. Esta sociedade do risco é fruto da globalização, da individualização, do subempregoe da incerteza com relação as reais consequências da irresponsabilidade do homem com a natureza.
Esta é a realidade apresentada como a vivida por todas as organizações do mundo, gerando um clima de instabilidade, incerteza e cuidado com os riscos ecológicos, químicos