Sustentabilidade
Sustentabilidade nos Fatores Farmacêuticos e Petroquímicos
Bruna Luísa
Denise Moraes
Larissa Chagas
Piter Wesley
Thainá Alexia
3B2
Setores Petroquímicos
Petroquímica a atividade industrial onde se produz, através da transformação, objetos derivados do petróleo. Separam-se, na maior parte dos casos, os elementos do petróleo através do processo da destilação. Um dos principais produtos são os feitos de plástico. A química é a base e origem da atividade petroquímica, aliada a tecnologias industriais. O espaço ou local onde acontece a transformação e o refinamento do petróleo é a chamada refinaria. É lá que são gerados os produtos petroquímicos como os combustíveis GLP, gasolina, querosene e diesel. O gás natural é também utilizado nas refinarias, além do petróleo, nos processos de decomposição, quebra ou transformação dos hidrocarbonetos.
Os principais produtos petroquímicos são os combustíveis GLP, gasolina, querosene e diesel e os de plástico. O gás natural e o petróleo fornecem a base para a transformação de seus componentes em matéria-prima para a fabricação de inúmeros objetos de utilidade diversa. A origem petroquímica, portanto, está presente em vários produtos, como em embalagens, calçados, alimentos, tecidos, pneus, brinquedos, materiais de limpeza, eletroeletrônicos, tintas e outros. Os produtos plásticos são utilizados em diversos outros segmentos industriais (toalhas, sacolas, vasos, cortinas, bijuterias, roupas, sapatos), pois são maleáveis e transformáveis, através do emprego de calor e pressão. Observa-se então que um produto petroquímico como o plástico pode servir de matéria prima a outros produtos.
A utilidade da indústria petroquímica para as sociedades é inquestionável atualmente. Mesmo que a fonte de suas atividades venha de uma matéria-prima não renovável, o petróleo, ela possui elos fundamentais com outros segmentos industriais, causando assim uma relação de interdependência