Sustentabilidade
Sustentabilidade é um modelo de gestão de negócios que visa o retorno para os acionistas, ao mesmo tempo em que leva em consideração os impactos das operações no meio ambiente e na sociedade, protegendo recursos humanos e ambientais. Desta forma, uma empresa sustentável deve olhar para três aspectos:
- Gerar lucro e retorno, sendo economicamente viáveis e eficientes. - Estar atento ao impacto das atividades, direta e indiretamente, sobre o meio ambiente. - Cuidar das relações com a sociedade, colaboradores e clientes.
Esta concepção começa e se formar e a difundir-se junto com o questionamento do estilo de desenvolvimento adotado, quando se constata que este é ecologicamente predatório na utilização dos recursos naturais, politicamente injusto com concentração e abuso de poder, culturalmente alienado em relação aos seus próprios valores e eticamente censurável no respeito aos direitos humanos e aos das demais espécies.
1. Conceito de Sustentabilidade?
Segundo Reinaldo Dias “sustentabilidade é um conceito sistêmico; relacionado com a continuidade dos aspectos econômicos, sociais, culturais e ambientais da sociedade humana”
Mas ainda pode-se pensar: “E o que isso tudo pode significar na prática?”
Podemos dizer “na prática”, que esse conceito de sustentabilidade representa promover a exploração de áreas ou o uso de recursos planetários (naturais ou não) de forma a prejudicar o menos possível o equilíbrio entre o meio ambiente e as comunidades humanas e toda a biosfera que dele dependem para existir. Pode parecer um conceito difícil de ser implantado e, em muitos casos, economicamente inviável. No entanto, não é bem assim. Mesmo nas atividades humanas altamente impactantes ao meio ambiente como a mineração, a extração vegetal, a agricultura em larga escala, a fabricação de papel, celulose e todas as outras, a aplicação das práticas sustentáveis nesses empreendimentos