Sustentabilidade
RGM: 12092100568
Curso: Administração de empresas Turma: 7C
Sala: 222
COMO CHEGAR AO SIM
“A NEGOCIAÇÃO DE ACORDOS SEM CONCESSÕES”
De: Roger Ficher e William Ury
A negociação é um meio básico de conseguir o que se quer de outrem. “É uma comunicação bidirecional concebida para chegar a um acordo, quando você e o outro lado têm alguns interesses em comum e outros opostos.”
Para se ter uma boa negociação é importante não deixar as pessoas insatisfeitas, desgastadas ou alienadas, levando em consideração as estratégias.
Sempre que possível use “Benefícios Mútuos”, e se houver algum interesse em conflito, insista em que os resultados se baseiem em “Padrões Justos”, independente da vontade de qualquer das partes.
Procuram demonstrar que este método de negociação baseado em “Princípios” é “rigoroso” quanto aos “Méritos”, mas “brando” com as “Pessoas”.
“O PROBLEMA”
NÃO BARGANHE COM AS POSIÇÕES
Em toda negociação seja ela de um contrato, uma discussão familiar, ou um acordo entre Nações, as pessoas empenham-se rotineiramente na barganha “Posicional”. Cada um dos lados toma uma posição, defende-a e faz concessões para chegar a uma solução de compromisso. Talvez cheguem a um acordo; talvez não.
Qualquer método de negociação pode ser julgado imparcialmente por três critérios: * “Acordo sensato” se houver possibilidade de acordo. * Eficiência * Aprimorar ou, pelo menos, não prejudicar o relacionamento entre as partes.
Acordo sensato
A discussão de posições gera acordos insensatos.
Discutir posições é ineficaz.
Discutir posições põe em risco a manutenção do relacionamento.
Quando há muitas partes, a barganha de posições é ainda pior.
Ser gentil simplesmente, não é a resposta.
O método * “NEGOCIAÇÃO BASEADA EM PRINCÍPIOS” ou “NEGOCIAÇÃO DOS MÉRITOS”, que pode ser resumido em 4 (quatro) pontos fundamentais e pode ser usado em quase qualquer circunstância. PESSOAS: Separe