Sustentabilidade
Responsabilidade Legal: A empresa deve estar consciente das leis e de suas aplicações em sua atividade, visando alcançar suas metas dentro de exigências legais impostas pelos órgãos competentes.
Responsabilidade discricionária: Basicamente é fazer algo voluntario, como doações, campanhas e obras beneficentes, projetos comunitários, que não oferecem retorno para a empresa.
Responsabilidade Ética: além de gerar lucro e estar dentro da lei, os projetos devem ser éticos perante a sociedade. Nada adianta uma empresa bem apresentada se no seu "chão de fábrica" os colaboradores apresentam condições de escravidão. O comportamento antiético, que ocorre quando decisões permitem uma empresa obter ganhos à custa da sociedade deve ser eliminado. 1 São muitos os aspectos necessários para uma empresa se tornar competitiva, porém não mais suficiente. Para atingir o respeito dos seus clientes e até mesmo os fidelizar, é necessário pensar, agir de forma mais humana e demonstrar com fatos a preocupação real com a escassez dos nossos recursos naturais, extinguir o pensamento de que somente “usamos” os recursos sem a devida preocupação. O grande desafio das empresas modernas é trabalhar de forma eficaz com os recursos naturais, melhorando suas margens, lucros, conciliando ao ambiente onde estão inserida. O desafio está em criar alternativas que sejam relevantes para comunidade e viáveis para o negócio, sem se limitar aos modelos de hoje. Pequenos movimentos podem gerar resultados significativos para o futuro, para seus clientes e seus colaboradores.
Os indicadores que foram os mais adotados pelas empresas estudadas