Sustentabilidade
Responsabilidade legal: Todas as empresas (exceto as filantrópicas) estão incluidas neste item da pirâmide. Este item tem como objetivo o cumprimentos das leis estabelecidas pelo governo, sociedade e contrato social da empresa. Um exemplo para este item: Banco preferencialmente privado.
Responsabilidade ética: Além de trabalhar dentro da lei as empresas que estão dentro deste item fazem algo mais para se diferenciar e difundir para a sociedade. O finado Banco Real era um ótimo exemplo. Atualmente vejo a Natura.
Responsabilidade filantrópica: Foca contribuir para a sociedade, sem foco no lucro. Podendo contribuir com doações para projetos comuntários ou instituições de caridade. O Banco Santander e a iniciativa Amigo de Valor. Mais informações em: http://sustentabilidade.santander.com.br/oquefazemos/investimentosocialecultural/amigovalor.aspx
Segundo o texto, entende-se por empresa humanizada aquela que, voltada a seus funcionários e/ou para o ambiente, agrega outros valores que não somente a maximização do retorno para os acionistas. Que faz ações, internamente, que promovem a melhoria na qualidade de vida e do trabalho, constroem relações democráticas e diminuem desigualdades e com isso contribuem para o desenvolvimento físico, emocional, intelectual e espiritual das pessoas.
Porém, o principal papel das empresas atualmente é trabalhar eficazmente com melhor margens de lucros e com a preocupação real com o ambiente que está inserida. Foco em buscar soluções sustentáveis e conseqüentemente melhorando sua rentabilidade.
Ai vem o grande desafio: Criar alternativas que sejam relevantes para comunidade e viáveis para o negócio. As vezes pequenas coisas feitas por estas empresas podem vir a gerar bons