SUSTENTABILIDADE:
SUSTENTABILIDADE:
Desafios para inserção da disciplina “Sustentabilidade” em cursos de Administração.
Capivari de Baixo (SC), novembro de 2012
Este projeto de pesquisa analisou o comportamento dos alunos e as dificuldades enfrentadas por uma Universidade para inserir a disciplina de sustentabilidade no curso de Administração de Empresas. Apesar de vários debates sobre este assunto, ainda permanecem várias dúvidas sobre suas delimitações, seu potencial de inovação e suas interfaces com outros campos de conhecimento. A pesquisa revelou ainda que permanecem vários desafios e exigências para implementar novos projetos pedagógicos.
“Frente a uma temática tão diversa, Nogueira e Larroudé (2010) destacam o desafio de trazer conteúdos, métodos de ensino e práticas que deem conta das diferentes visões e interesses, além de se reforçar a ideia de que é preciso pensar simultaneamente em três dimensões – no conhecimento (saber), na habilidade (saber fazer) e nas atitudes (saber ser e agir) (NOGUEIRA, LARROUDÉ, 2010).” Embora seja o assunto do momento, ainda é muito difícil aplicar esta prática aos alunos, pois eles precisam de uma reorientação, algo realmente motivador que os norteie para este caminho, pois a antiga estrutura familiar e social não valorizava muito este assunto.
“As últimas décadas testemunharam a emergência do discurso da sustentabilidade como expressão dominante (LIMA, 2003). Em pouco tempo, sustentabilidade tornou-se palavra mágica, pronunciada indistintamente por diferentes sujeitos, nos mais diversos contextos sociais, assumindo múltiplos sentidos (TEODOSIO et al 2005; LIMA, 2003).”
A própria publicidade das empresas hoje toca muito nessa tecla, oque alguns chamam de marketing verde; mas será que esta “preocupação” com nossas reservas naturais é realmente sincera ou apenas estratégias de marketing, para atrair uma parcela da população mais consciente e preocupada com as questões