Sustentabilidade organizacional
O projeto de pesquisa realizado sobre modelos de sustentabilidade organizacional, visa identificar nas empresas quais os aspectos sociais, econômicos e ambientais necessários ao seu desenvolvimento sustentável e quais estratégias de médio e longo prazo viabilizam os objetivos organizacionais, ou seja, alinhamento prático com a missão, aos valores e aos princípios.
A sustentabilidade organizacional depende, além de fatores ecologicamente corretos, de políticas internas que assegurem uma gestão saudável e longíqua e capacite todos os integrantes da empresa para situações futuras, sob novas circunstâncias e desafios. Tais empresas, utilizam-se não só do balanço contábil e de relatórios financeiros, mas também do balanço social, em busca da melhor maneira de viver e conviver.
1.1 OBJETIVOS
Os objetivos do projeto de pesquisa sobre sustentabilidade organizacional visam identificar os aspectos que mais influenciam a sociedade em que as empresas estão inseridas e assim, identificar processos – tanto benéficos, quanto maléficos – praticados por essas instituições, a fim de desenvolver estratégias de médio e longo prazo.
Segue a abordagem de Oliveira (2013) acerca :
Acredito então, que para evoluirmos no processo de sustentabilidade organizacional, devemos treinar, capacitar e conscientizar os líderes das organizações em implantar estratégias ousadas, ecologicamente corretas envolvendo a comunidade, com iniciativas criativas e necessárias para o sucesso no longo prazo.
1.1.1 Objetivo Geral
Expor práticas organizacionais que viabilizem projetos que atendam as necessidades e expectativas dos clientes, colaboradores, fornecedores e todos indivíduos que participam da rede de relacionamentos da empresa, ou seja, os stakeholders.
1.1.2 Objetivos Específicos
Os objetivos específicos do trabalho são:
a) Indicar ações que garatam a solidez organizacional;
b) Ressaltar a importância do foco dos colaboradores da empresa além dos