SUSTENTABILIDADE NO AMBIENTE DOMÉSTICO: A VIABILIDADE DO REAPROVESUSTENTABILIDADE NO AMBIENTE DOMÉSTICO: A VIABILIDADE DO REAPROVEITAMENTO DA ÁGUA DESCARTADA.ITAMENTO DA ÁGUA DESCARTADA.
1721 palavras
7 páginas
SUSTENTABILIDADE NO AMBIENTE DOMÉSTICO: A VIABILIDADE DO REAPROVEITAMENTO DA ÁGUA DESCARTADA.Centro Universitário de Belo Horizonte, Belo Horizonte, MG.
____________________________________________________________________________
1 INTRODUÇÃO
O presente projeto se estrutura a partir do trabalho interdisciplinar de graduação (TIG), que se trata de uma disciplina do curso de Engenharia do Centro Universitário de Belo Horizonte – UNIBH, cujo objetivo é realizar um trabalho interdisciplinar, ou seja, desenvolver um trabalho que engloba todas as disciplinas cursadas durante o semestre, sendo elas, Cálculo Diferencial, Algoritmo e Estruturas de Dados, Economia, Sustentabilidade e Desenho Técnico Computacional. Através de um tema específico que é Sustentabilidade e Inovação em Engenharia, esse estudo se baseia em um grande problema ambiental no mundo hoje, a escassez de água potável. Estamos diante de um grande problema, a imensa necessidade de consumo e a pequena quantidade de água que temos disponível. Essa questão vem exigindo cada vez mais uma atenção em relação à utilização desse recurso. De acordo com dados divulgados pela ONU, hoje 97,50% da água do planeta esta concentrada nos oceanos, 2,493% em água doce mas, de difícil acesso e apenas 0,007% em locais acessíveis. São dados assustadores se levarmos em consideração a atual população mundial que conta hoje com 7,2 bilhões de pessoas (ONU) e que esta em constante crescimento.
2 PROBLEMA DE PESQUISA
Considerando o desperdício de água no ambiente residencial, como reaproveitá-la através de um sistema sustentável de purificação?
2.1 CONTEXTUALIZAÇÃO DO PROBLEMA
A escassez de água no mundo é agravada em virtude da desigualdade social e da falta de manejo e usos sustentáveis dos recursos naturais. Vivemos num mundo em que economizar água tornou-se um desafio cada vez maior na contemporaneidade.
Além do crescimento populacional, a urbanização e a industrialização também ampliam a demanda para o uso da água.