SUSTENTABILIDADE EMPRESARIAL
1. INTRODUÇÃO 3
2. FUNDAMENTAÇÃO TEÓRICA 4
2.1 Importâcia da Sustentabilidade Empresarial 4
2.2 Vantagens das Práticas Empresariais Sustentáveis 4
2.3 Sustentabilidade Empresarial no Agronegócio 5
2.4 Sustentabilidade Empresarial em Entidades sem Fins Lucrativos 5
2.5 Sustentabilidade Empresarial nos Órgãos Público 6
3. EMPRESAS SUSTENTÁVEIS 7
3.1 Faber-Castel 7
3.2 Amanco 8
3.3 Itaú 11
4 CONCLUSÃO 14
REFERÊNCIAS 15
1 INTRODUÇÃO
O ciclo produtivo da sociedade capitalista extrai do meio ambiente os insumos necessários para a produção de alimentos e bens de consumo, entretanto, o processo produtivo retorna resíduos sólidos, efluentes líquidos e emite gases nocivos e poluentes em grandes quantidades, acarretando poluição ambiental e esgotamento dos recursos naturais. Outra preocupação que emerge é que uma volumosa camada da população mundial que sofre com a pobreza, fome e exclusão social. As empresas procuram resultados financeiros, ampliação de fatias de mercado e sobrevivência e manutenção de sua competitividade. A globalização da economia e o acirramento da competição mundial elevam a escala de produção, com a consequente busca da redução dos custos.
Diante deste cenário, neste trabalho vamos viajar um pouco por este mundo da sustentabilidade, que hoje em dia é tão citado dentro das empresas, suas obrigações diante disso, as vantagens para as entidades e mostrar através de entrevistas feitas a grandes empresas o que mudou no conceito delas com a implantação da sustentabilidade.
Diante deste panorama as empresas passam a se reestruturar para se adequarem a esta nova percepção. As pressões sociais e restrições impostas fazem com que as empresas sejam forçadas a buscar formas de reduzir seu impacto ambiental e a melhorar sua imagem frente a sua responsabilidade social.
O