Sustentabilidade Empresarial
Nos dias de hoje, dada a crescente globalização das empresas e, o consequente aumento da competitividade e exigências do mercado, as questões de humanitárias estão cada vez mais presentes nas discussões políticas e sociais. Assim sendo, as grandes corporações estão sendo cada vez mais cobradas em relação a estas questões. As decisões corporativas tendem cada vem mais a serem tomadas seguindo valores éticos e foco nas pessoas diretamente relacionadas com a empresa, como colaboradores diretos e terceiros, clientes, fornecedores, vizinhança, entre outros. Dado os crescentes impactos ambientais que o progresso do homem tem causado no planeta, as empresas também são cada vez mais cobradas a tomarem decisões em prol do meio ambiente. Para concluir, no cenário atual deste começo do século XXI, as grandes corporações tem como dever adotar a sustentabilidade como base de seu DNA, ou seja, com projetos mais sustentáveis, com foco nas pessoas e meio ambiente. A adoção desta filosofia mais humanitária e de defesa ecológica tende a apenas a melhorar a competitividade das empresas, atraindo mais os melhores profissionais do mercado.
2. De acordo com o modelo piramidal de Archie Carrol (citado em Daft, 1999), a responsabilidade social da empresa pode ser dividida em quatro tipos. Cite, explique e exemplifique cada um deles.
Segundo a pirâmide de Archie Carrol, a responsabilidade social de uma empresa é dividida nos seguintes tipos:
Responsabilidades Econômicas (“Ser Lucrativo”) - base da pirâmide - Para o autor a base de tudo quando as organizações pensam em adotar algum programa de RSE é a Responsabilidade Econômica, o Ser lucrativo, ou seja, o projeto de RSE deve antes de qualquer coisa gerar retorno financeiro à organização. Sendo assim, este é o principal tipo de responsabilidade social encontrado nas empresas. A Responsabilidade Econômica significa