Sustentabilidade em bancos
Sustentabilidade, termo que adquiriu uma grande importância que hoje em dia já faz parte da rotina dos empresários, dos comerciantes, nas instituições financeiras, registrado em inúmeras propagandas dos mais diversos produtos, clientes e fornecedores. Está também nas atitudes de quem anseia por um mundo melhor, sempre levando em consideração o uso racional dos recursos naturais. Falaremos sobre o conceito e sobre alguns marcos da sustentabilidade que aconteceram na história.
As ações de sustentabilidade e preservação ambiental têm conquistado cada vez mais espaço nas estratégias de negócios e são responsáveis pela sobrevivência de grandes, médias e micro empresas no mercado.
A sociedade tem se organizado para exigir diferentes atitudes por parte das empresas, tratando de movimentos que buscam o crescimento econômico aliando ao equilíbrio ambiental com justiça social de qualquer empresa com fins lucrativos obtendo o maior retorno possível sobre o capital investido. Para isto, são utilizadas todas as ferramentas disponíveis para estar à frente de seus concorrentes, obtendo maiores margens do mercado, fazendo com que a empresa seja competitiva na questão do desenvolvimento sustentável.
No nosso trabalho falaremos do Banco Santander. Escolhemos esse banco por ser no Brasil o terceiro maior banco privado, que possui uma estratégia de crescimento com foco no Varejo e na diversificação geográfica. Hoje com mais de 9 milhões de clientes, atua em todos os segmentos do mercado financeiro. Além disso, é uma instituição financeira que se preocupa com sustentabilidade e em fazer projetos viáveis, ou seja, projetos que ao mesmo tempo sejam econômicos e ambientalmente favoráveis à sociedade.
O QUE É SUSTENTABILIDADE?
“O desenvolvimento sustentável é aquele que atende às necessidades do presente sem comprometer a possibilidade de as gerações futuras atenderem às suas próprias necessidades". Essa foi a