Trabalho clínica médica - conjuntivite
Médica
Conjuntivite
Introdução
A conjuntivite é uma inflamação da conjuntiva ocular, membrana transparente e fina que reveste a parte da frente do globo ocular e o interior das pálpebras. Em geral, ataca os dois olhos, pode durar de uma semana a quinze dias e não costuma deixar seqüelas.
A conjuntivite, apesar de ser um problema comum e, na maioria das vezes, de fácil tratamento e cura, incomoda e causa uma grande irritação na visão.
-------------------------------------------------
O que é conjuntivite?
Conjuntivite é a inflamação da conjuntiva, membrana transparente e fina que reveste a parte da frente do globo ocular e o interior das pálpebras. O branco do olho (esclera) é coberto por uma película fina chamada conjuntiva, que produz muco para cobrir e lubrificar o olho. Normalmente, possui pequenos vasos sangüíneos em seu interior, que podem ser vistos através de uma observação mais rigorosa. Quando a conjuntiva se irrita ou inflama, os vasos sangüíneos que a abastecem alargam-se e tornam-se muito mais proeminentes, causando então a vermelhidão do olho.
Em geral, acomete os dois olhos, pode durar de uma semana a 15 dias e não costuma deixar seqüelas.
Conjuntivite Viral É o mais comum de todos os subtipos. Pode ser causada por uma variedade de vírus (poxvirus, coxsackievirus, enterovirus, etc), mas usualmente é causada pelo adenovírus, quando então é chamada de ceratoconjuntivite epidêmica. Os sintomas variam, mas tipicamente ocorre olho vermelho, sensação de corpo estranho, lacrimejamento, ardência, secreção, história de infecção vias respiratórias superiores. No exame vamos encontrar hiperemia conjuntival difusa, edema palpebral, folículos inferiores, linfonodo pré-auricular palpável. Em alguns casos pode haver a formação de membranas/pseudomembranas e o desenvolvimento de infiltrados subepiteliais( que geralmente aparecem 2 semanas após instalação do quadro. A ceratoconjuntivite epidêmica é bilateral em cerca de 50% dos casos e é