Manejo de pintos de 1 dia
Estes cuidados são muito importantes porque as aves nos primeiros dias de vida são totalmente dependentes de fonte de calor para a sua sobrevivência.
1- Local de alojamento:
As pintainhas deverão ser colocados em pinteiros com cortina, galinheiros com cortina, caixa de papelão ( 20 pintainhas por metro quadrado de caixa ).
Deverão permanecer neste local pelo menos nos primeiros 10 dias.
Obrigatoriamente o piso deverá ser forrado com cama de aves de cepilho de madeira, coberto com folha de jornal, que deverá ser trocada todos os dias.
2- Fonte de calor:
Obrigatoriamente deverão Ter uma fonte de calor nos primeiros 10 dias de vida.
Esta fonte pode ser:
a) Quando colocados em pinteiro ou galinheiro dentro do circulo de proteção: Uma campânula a gás ou elétrica.
b) Quando colocados em caixas de papelão dentro de casa: Lâmpadas de 100 velas regulada sobre a caixa. Colocar próximo de fogão a lenha com aquecimento noturno inclusive
c) O local e a água devem estar preparados pelo menos 1 hora antes dos pintainhos chegarem para que o ambiente e a água fiquem na temperatura adequada.
Uma regra ideal para verificar se a temperatura esta correta é observar a distribuição das aves:
· Pintainhos amontoados embaixo da campânula, piando e disputando espaço é sinal de deficiência de calor. A campânula está com a regulagem de chama no mínimo, está instalada alta de mais em relação a cama ou está desligada.
· Pintainhos dispostos nas laterais e encostados das chapas do círculo, afastado ao máximo da campânula, geralmente com bico aberto e disputando os bebedouros é sinal de excesso de calor. A campânula está com a regulagem de chama no máximo, está instalada baixa de mais em relação a cama ou a temperatura externa é muito alta.
· Pintainhos todos agrupados de um só lado do circulo e próximo da campânula, piando muito e disputando espaço é sinal de deficiência de calor por corrente de ar, vindo de uma porta aberta,