Sustentabilidade aliados à Técnicas na Industria da Construção
Os impactos da construção no meio ambiente são variados e se estendem desde a extração de matérias-primas até o fim da vida útil dos produtos construídos, com a reutilização, reciclagem ou descarte de suas partes. A cadeia produtiva da Construção tem impactos ambientais difusos e de longo prazo, com muitas particularidades locais, o que os torna difíceis de serem mensurados, mas os resultados apresentados, mesmo que variados, sempre se mostram significativos em escala global, como se observa nos exemplos abaixo:
1 - A construção é responsável por 12% do consumo total de água.
2 - A cadeia tem emissões de gases de efeito estufa significativos: a produção de cimento é responsável por 5% e o uso de energia em edifícios, 33%.
3 - As atividades de construção geram 40% de todos os resíduos gerados pela sociedade.
4 - Grandes empreendimentos de infraestrutura geram pressão sobre diferentes ecossistemas.
(PNUD, 2012). Sob a perspectiva econômica, observamos que a cadeia produtiva da Construção é responsável pela configuração do sistema produtivo de um país, executando os projetos de infraestrutura e plantas produtivas, além de influenciarem no formato das cidades e sua consequente eficiência. É grande a pressão sobre as empresas da cadeia produtiva da Construção para atuarem de acordo com os princípios da sustentabilidade. Mais que isso, observa-se uma tendência do crescimento desta pressão, com mais atores buscando influenciar a melhoria do desempenho socioambiental da Construção. Começamos pelo governo. Ele vem trabalhando nos âmbitos federal, estadual e municipal para regular o setor e estimular a melhoria de desempenho em diferentes temas. Um desses temas que vem recebendo grande atenção é a questão dos resíduos.