Surgimento
Os Black Blocks, como dito por um integrante, são um “grupo horizontal”, ou seja, um típico coletivo anarquista sem organização com centralismo, hierarquia ou comando. Desse modo, a própria autodescrição deve ser considerada como sendo o entendimento de um dos seus militantes, sem conotação de posições referendadas pelo grupo.
Desse modo, e por contextualizarmos o trabalho nas manifestações ocorridas na cidade do rio de Janeiro, fomos buscar, também, a página do Facebook Black Bloc RJ. Nela há um vídeo no qual seu narrador explica o movimento e do qual extraímos referências ao surgimento ideais e táticas dos Black Blocs.
Surgimento e – História – a ascensão dos Black Blocs
Uma das primeiras manifestações em que se reconhece a participação dos Blacks Bloc foram as manifestações contra a Conferência Ministerial da Organização Mundial do Comércio de 1999, em Seattle, nos EUA. A CNN faz sua referência mais antiga em seu site na manifestação contra a morte de Carlo Giulianio durante protestos contra o G-8 em Gênova, na Itália, em 2001, reconhecendo-os como grupo anarquista (“believed to belong to the anarchist Black Bloc movement”).
Como dito pelo militante brasileiro do grupo do rio de Janeiro, no final do vídeo, o impulso que os levaram “até aqui” foi o de que “chegaram ao limite após anos de conformismo e passividade.”
Com as manifestações e a forte repressão, alguns grupos começaram a surgir com o intuito de resistir e proteger as pessoas, já que quem deveria estar fazendo tal papel “está batendo, espanca e atira bombas sem ao menos se questionar.
Ideais e táticas
Eles propugnam resistir aos excessos da Polícia Militar comandada pelo governador, tendo como missão proteger, mesmo as pessoas que não possuam este ideal.
Segundo o narrador,alguns grupos seguem a estratégia de manifestação e protesto denominadas Blacks Blocs, que se constituem de mascarados vestidos de preto que se reúnem p protestar em manifestações de cunho antiglobalização ou