Surgimento da Urbanização
O processo de formação e organização de núcleos populacionais em cidades não ocorreu de forma repentina, resultou de um longo processo histórico, sendo um acontecimento recente na história da humanidade e se produziu de forma lenta, como explica Cardoso (2003, p.127) "O fenômeno urbano é recente e representa uma genuína concepção de sociedade do homem moderno. A evolução urbana foi lenta, passou por um primeiro período denominado paleolítico ou da pedra lascada." Em relação ao homem paleolítico, Cardoso ainda o considera pré-urbano, pois ele era nômade, vivia em pequenos bandos e adquiria o seu alimento colhendo ou caçando à mão. Daí a necessidade de deslocar-se de um lado para o outro, a fim de obter o necessário à sobrevivência. Mas o homem paleolítico tinha como habitação principal a caverna. Diz Mumford (1982, p. 13) que; "[...] por todo o mundo, há copiosas provas de ocupação ou visitação aborígine às cavernas".
Numa segunda fase da evolução humana, denominada neolítica, é que se iniciou o processo de urbanização, que tem relação intrínseca com a revolução agrícola e a domesticação de animais, que atuaram, determinantemente, na produção de excedente de alimentos, possibilitando a fixação e a organização do homem em espaços habitacionais denominados "aldeias". (Mumford, 1982)
Data de aproximadamente 5.000 a.C o surgimentos dos primeiros assentamentos humanos. De acordo com Souza (2003, p.42); "[...] Uma das primeiras cidades, possivelmente o primeiro assentamento humano, foi Jericó, a margem do rio Jordão, na Palestina", Tendo surgido, posteriormente, assentamentos na região da Mesopotâmia (no atual território do Iraque), nas margens dos rios Tigre e Eufrates, nos vales do rio Nilo, e do rio Indo; mais tarde na China, no Mediterrâneo e na América das civilizações pré-colombianas.Conforme Cardoso (2003, p. 128).
"A partir do momento em que o homem deixou de ser nômade e tornou-se sedentário,