surgimento da sociologia
A Europa no sec 18 assistiu uma grande mudança no cenario politico, economico e social. Podendo destacar a revolução francesa, a burguesa e industrial, onde a revolução industrial foi criada pelos burgueses provocando a maior de todas as transformações e também contradições: aumento da prdução, investimento em tecnologia, consolidação do processo de indistrialização, exodo rural e consequentemente a urbanização.
Ao lado de uma intensificação da exploração do trabalho operário, da urbanização desenfreada e sem planejamentos, das epidemias provocadas pelo acúmulo de populações nos grandes centros sem infra-estrutura, cresciam as fábricas cada vez mais poderosas e determinantes de um processo irreversível. Antes o que marcava a era eram trocas de objetos e não o assalariado, surgindo assim a desigualdade social, onde a força de trabalho era vendida, mão de obra essa que apenas servia para enriquecer apenas os burgueses.
É neste cenario, que surge a necessidade de formatar uma ciencia capaz de compreender os problemas da sociedade urbana-industrial, capaz de explicar essa nova ordem social, politica e economica, a Sociologia.
Karl Marx e Friedrich engels eram estudiosos do capitalismo, visto que viveram na epoca, criando um sistema para contrapor o capitalismo pois acreditavam que esse sistema carregava caracteristicas negativas como a pobreza, violencia e a desigualdade que marcou bastante o final do seculo.
Mutabilidade Cientifica
A mutabilidade é um principior do surgimento da ciencia sociológico, este principio permite a ciencia se transformar melhorar e evoluir. A ciência, ao contrário de outros sistemas elaborados pelo homem, reconhece sua capacidade de errar”.
Um dos primeiros meios de conhecimento do ser humano e que ainda é utilizado é a religião, na qual se utiliza de dogmas e mitos para resolver problemas da sociedade, mas assim como todos os outros sistemas de conhecimentos (senso comum, autoridade e filosofia) não exige a