Surgimento da Navegação
Com o aparecimento da vela os navios tomaram maior raio de ação e aquela era utilizada como meio auxiliar de propulsão, visto que a propulsão principal era feita através de remos.
Os fenícios, com suas ambições comercias, foram os primeiros a se aventurar em alto mar com seus pequenos navios. Eles lançavam-se em aventuras arriscadas e assim obtiveram êxito na viagem de circunavegação à África, quando estavam a serviço do Faraó Neco I. Seus navios eram estreitos e compridos, movidos a pano e seguiam duas diferentes utilidades, ora de uso comercial, ora de guerra ou até mesmo simultâneos.
Já no decorrer dos séculos VIII e XI, os normandos evikings tomam o posto de grandes navegadores com seusdrakens e descobrem a Islândia, a Groenlândia entre outros lugares.
O aumento do tamanho dos navios, a invenção de uma série de instrumentos de auxílio náutico e o ensino levado a efeito na Escola de Sagres, fundada pela então monarquia portuguesa tiveram papel importante nas Grandes Navegações dos séculos XV e XVI. Foi aí que se deu a conquista de inúmeros lugares até então desconhecidos como a América descoberta por Cristóvão Colombo em 1492, a abertura dos caminhos para as Índias, por Vasco da Gama, em 1498, o descobrimento do Brasil por Pedro Álvares Cabral em 1500, e a primeira viagem de circunavegação realizada por Fernão de Magalhães em 1504.
Aproximadamente na metade do século XIX,