suprise modafoca

2844 palavras 12 páginas
“101 Maneiras de Dizer Não no Contato Improvisação: Limites e Confiança “ por Martin Keogh, do livro “A Arte da Espera – ensaios sobre Contato Improvisação”

...é importante que as pessoas despertas estejam despertas, ou a linha rompida pode levá-las de volta ao sono; os sinais que damos – sim, não ou talvez – devem ser claros: a escuridão ao nosso redor é profunda.
- William Stafford
O Contato Improvisação é uma dança que convida todo o corpo e todo o ser a estar presente e disponível. Nesta forma de dança, precisamos construir a capacidade de confiar em nós mesmos e em nossos parceiros. Tal confiança é nutrida ou enfraquecida de acordo com nossa habilidade em determinar e respeitar limites.
Este ainda é um processo em andamento para mim, mesmo após mais de duas décadas de dança. Em diferentes momentos ao longo do caminho, deparei-me com muitas perguntas. Como avisar que você ainda não está aquecido e não está pronto para dançar, ou que você quer terminar uma dança? Como determinar limites se você tem uma limitação física ou se está machucado, ou se está dançando com um parceiro insensível? O que fazer se seu companheiro ou companheira está dançando de formar sensual com outra pessoa, e você está se sentindo ameaçado? Como interceder quando um grupo de músicos está se divertindo, olhando uns para os outros, mas parece ter esquecido a presença dos dançarinos para quem estão tocando? Como comunicar a um dueto que sua catarse forte e emotiva está transbordando e atrapalhando as outras danças na sala? Como negociar e comunicar esses limites?
Um aluno meu chegou a um workshop com um eczema por todo o corpo. Quando eu disse: "Encontrem um parceiro", todos fugiram de onde ele estava, então terminei eu mesmo trabalhando com ele. Eu estava temeroso de que pudesse ser contagioso, então perguntei a ele diretamente: “Isso é contagioso?" Ele me disse que tinha uma reação alérgica chamada mastocitose, que libera enorme quantidade de histamina, provocando

Relacionados