SUPPLY CHAIN MANEGMENT
FLÁVIA RARIANE AURELIANO
JÉSSICA THAYSE FERNANDES
SUPPLY CHAIN MANEGEMENT
Setembro, 2013
FLÁVIA RARIANE AURELIANO
JÉSSICA THAYSE FERNANDES
REJANE ABEL
SUPPLY CHAIN MANEGEMENT
Trabalho de obtenção de nota parcial do 2° Semestre feito sob a orientação do professor Diego Macedo, para a avaliação da disciplina de Sistema de Informação, apresentado ao Curso de Administração da Faculdade Mauricio de Nassau.
Maceió,17 de Setembro 2013.
SCM-SUPPLY CHAIN MANGMENT GERENCIAMENTO DE CADEIA DE SUPRIMENTOS.
1. SURGIMENTO E CONCEITO
O conceito de Supply Chain Management surgiu como uma evolução natural do conceito de Logística Integrada. Enquanto a Logística Integrada representa uma integração interna de atividades, o Supply Chain Management representa sua integração externa, pois estende a coordenação dos fluxos de materiais e de informações aos fornecedores e ao cliente final. É uma ferramenta que, usando a Tecnologia da Informação (TI) possibilita à empresa gerenciar a cadeia de suprimentos com maior eficácia e eficiência. A gestão da cadeia como um todo pode proporcionar uma série de maneiras pelas quais é possível aumentar a produtividade e, em consequência, contribuir significativamente para a redução de custos, assim como identificar formas de agregar valor aos produtos. No primeiro plano estariam à redução de estoques, compras mais vantajosas, a racionalização de transportes, a eliminação de desperdícios, etc. O valor, por outro lado, seria criado mediante prazos confiáveis, atendimento no caso de emergências, facilidade de colocação de pedidos, serviço pós-venda, entre outros.
(FIGUEIREDO e ARKADER, 2002) Segundo Cooper, Lambert e Pagh (1997) o conceito de SCM vai além de um novo nome para o conceito de logística. Esses autores utilizam a definição