suply chain
A logística existe desde os tempos mais antigos, mas foi na Segunda Guerra Mundial que se tornou mais aperfeiçoada, envolvendo a preparação dos soldados, o transporte, a armazenagem e a distribuição de alimentos, munição, armas, remédios, entre outras atividades.
Atualmente vivemos em um mundo globalizado, em que conquistar e manter clientes é fundamental para qualquer negócio. Hoje em dia qualidade e competitividade não são mais apenas diferenciais entre as companhias. Colocar um produto certo, no local certo, na hora certa, pelo menor preço é a grande meta desejada, e mais do que nunca, a logística se torna uma poderosa ferramenta, que ajuda a mudar conceitos, rever processos, ou seja, fazer mais com menos.
A logística é a atividade responsável por planejar, organizar e controlar todo o fluxo de mercadorias e informação, desde a fonte fornecedora até o consumidor final. Estes fatores fazem com que o processo esteja em constante evolução.
O profissional da área precisa entender e visualizar que não é mais uma função, mas uma estratégia que torna as empresas mais produtivas e competitivas. Empresas de sucesso são aquelas que conseguem inovar, lançar produtos e serviços mais rapidamente, estar apto a atender a demanda de tempo e conquistar maior confiabilidade. Um bom planejamento de um gerenciamento de um processo logístico contribui para que o cliente receba o produto certo, na quantidade desejada, com variedade e a qualidade. Desta forma, o cliente se sente motivado a dirigir seus pedidos a empresas que forneçam os melhores serviços.
Embora o foco da Logística ainda esteja centrado nas operações manufatureiras e comerciais, é certo que as empresas que produzem e distribuem produtos (e serviços), se beneficiem dos atuais conceitos – e princípios – logísticos, procurando adaptá-los ás suas novas necessidades. Para que consiga a excelência desse papel, a logística se preocupa com alguns departamentos considerados chaves para seu sucesso, que