Suplemento alimentares
Os suplementos alimentares são compostos naturais destinados a complementar a dieta e fornecer nutrientes como vitaminas, minerais, fibras, ácidos graxos ou aminoácidos. A suplementação serve para complementar a ingestão de alimentos e nutrientes que não foram consumidos na alimentação, proporcionando resultados benéficos ao corpo. A suplementação alimentar ajuda a garantir o aumento de um nutriente específico no organismo, e assim, torna a dieta mais completa.
No caso de atletas, mais comum entre praticantes de musculação, os suplementos proporcionam o consumo de nutrientes essenciais para um melhor rendimento. A grande vantagem dos suplementos é a pouca quantidade de gordura encontrada neles. Porém, esses suplementos só devem ser utilizados por pessoas que não possuem uma ingestão diária recomendada de nutrientes ou para atletas de alto rendimento.
Eles devem ser tomados sempre por indicação médica, pois podem apresentar riscos à saúde se tomados de forma incorreta ou em dosagens excessivas. Se administrado incorretamente pode também aumentar a pressão arterial e a frequência cardíaca, desencadeando assim outros problemas. O uso é individual, pois depende muito da necessidade de cada pessoa.
É fundamental que todos se conscientizem da importância de se consumir suplementos de forma segura. Para isso duas condições são imprescindíveis: que eles sejam indicados pó nutricionista ou médico nutrólogo, e que o produto tenha passado por alguma bateria de análises e testes a fim de certificá-los da eficácia e segurança.
No Brasil, devemos verificar sempre se o suplemento tem autorização do Governo Brasileiro. Essa autorização é concedida pela ANVISA - Agência Nacional de Vigilância Sanitária, Ministério da Agricultura (SIF/DIPOA) ou MAPA. Quando um produto tem seu registro, significa que ele passou por uma bateria de exames para garantir sua saúde.
CATEGORIAS
Para orientar o consumidor e garantir maior controle, o Ministério da Saúde