sUPERVISÃO ESCOLAR
O presente Plano de Ação tem em seu desdobramento estratégias de intervenção pedagógica do coordenador para fazer frente ao atual quadro encontrado nesta Unidade escolar que revela professores desmotivados e desarticulados, alunos com baixo rendimento e indisciplinados. Tambem foi constado que o Projeto Politico Pedagógico ferramenta indispensável para o bom funcionamento da escola ainda se encontra em construção e não segue as orientações legais para elaboração uma vez que está sendo elaborado sem participação coletiva. Outro rompimento com a legalidade fica evidenciado na relação com a comunidade que tem sua participação restrita a necessidade de resolver aspectos burocráticos e de solicitar materiais para festinhas da unidade.
Objetivos:
Proporcionar o envolvimento dos gestores, professores e comunidade no processo educativo de modo a compreender o que venha a ser um trabalho interdisciplinar na escola para que este possa de forma consciente superar as dificuldades encontradas melhorando o desenvolvimento da aprendizagem dos alunos e elevar de forma positiva, significativa e legal a participação da comunidade no ambiente escolar.
Publico Alvo:
Gestão escolar, professores, alunos e comunidade escolar.
Embasamento Teórico:
Libanio evidencia a importância do planejamento nas ações desenvolvidas dentro da escola. De acordo com a LDB os pais, alunos e professores devem participar na elaboração do projeto pedagógico para que este seja feito de forma significativa sempre considerando a realidade da comunidade escolar.
Atividades:
Reunião do conselho da escola - é de fundamental importância, portanto exige-se a presença de todos os professores; Fazer um diagnóstico da turma; Auto-avaliação do coletivo; Cumprir decisões tomadas no coletivo; etc;
Reunião com pais - Reunir os pais por séries, enfatizando a aprendizagem, dificuldades e atitudes dos alunos, etc;
Acompanhamento aos alunos - buscar novas alternativas para recuperar