Supermecado
Operações que constituem a gerencia ( planejamento e controle) das compras, estoque, logística, transformação e entrega dos produtos ou serviços.
Um bom supermercado exige uma organização administrativa, a qual o gerente é a peça fundamental, para um supermercado ter sucesso é preciso planejar as compras e o crescimento, controlar as despesas em todos os setores e em um supermercado isso não é fácil, depende de um controle rigoroso e de um gerente eficiente.
O fator mais importante para as vendas de um supermercado é o preço, os clientes estão sempre procurando preços baixos e produtos de boa qualidade. Para vender barato e ao mesmo tempo apresentar um lucro razoável os supermercados precisam ser eficientes, é preciso reduzir as quebras e o furto de mercadorias, que é muito frequente, o desperdício na parte de frutas, verduras e perecíveis, precisamos ter um pessoal selecionado, treinado e motivado, o bom funcionário de supermercado deve estar sempre onde for necessário, deve ser alguém capaz de desempenhar diversas funções dentro do supermercado, o gerente é a pessoa que fiscaliza, controla e planeja todas essas ações, desde saber a hora da compra, como vender, e também interfere na contratação e da treinamento aos novos colaboradores.
Compras e estoque.
Outro fator fundamental para que uma organização de supermercados possa vender barato, é que ela saiba comprar barato e bem. Para isto há o setor de compras, responsável pela linha de mercadorias e abastecimento no supermercado.
Comprar barato é extremamente difícil no Brasil, particularmente em Mato Grosso, pois os fornecedores estão situados geralmente em São Paulo e Rio de Janeiro e muitos motivos externos acabam influenciando no nosso preço final. De qualquer forma, um primeiro dever do comprador é comprar barato. O segundo é comprar na conta exata, de forma que não sobre ou falte mercadoria e a rotação de estoque seja a mais rápida possível. Para isso é preciso controle de