Sun tzu
Desde os primórdios da humanidade os homens tem lutado entre si para dominar ou conquistar certos objetivos, seja a luta por posse de terras, comida, mulheres, escravos, riquezas, segurança, cobiça, vingança, poder, etc. Embora os demais animais também se confrontem, os humanos são os únicos que empreendem grandes batalhas e dizimam de forma brutal seus semelhantes, logo, infelizmente a guerra se tornou algo comum das civilizações e da própria história e cultura da humanidade. Basta percorrermos a história e veremos um número imensurável de conflitos ocorridos. Infelizmente, o ser humano se revelou como uma criatura tensionada a belicosidade, embora isso não deva ser encarado como algo primordial da natureza humana.
Mas de qualquer forma, Sun Tzu o qual viveu há mais de dois mil anos, escreveu um livro, um manual de guerra para instruir as futuras gerações nessa "arte" pois como ele diz em seu livro, a guerra é uma necessidade infeliz que os soberanos encontram para justificar seus propósitos, e ao mesmo tempo, a guerra também é motivada pela paz, pois sempre haverá alguém que tentará te conquistar e te subjugar, se defender é uma necessidade, e a guerra um infeliz caminho.
Nesse texto falarei um pouco da pessoa do general Sun Tzu e dos ensinamentos deixados por ele em seu célebre livro.
Sun Tzu: o mestre da guerra
Sun Tzu assim como outros importantes nomes da China antiga está envolto em mistérios, pois ainda alguns historiadores contestam se realmente ele existiu e por outro lado se realmente ele fora uma pessoa real, ainda existem incertezas em que período ele teria vivido. Comumente atribuí-se que Sun