Sumérios
Os Sumérios foram uma civilização que começou a se formar ainda no período neolítico, por volta de 5.000 a. C. quando chegam ao sudeste da região conhecida como Mesopotâmia. Eles abandonam a vida nômade e estabelecem pequenas comunidades onde começaram a desenvolver principalmente a agricultura e a criação de animais, tornando-se um dos primeiros povos sedentários.
Por volta de 3.500 a.C., graças a fartura de suas produções e o comércio, as pequenas comunidades começam a crescer e se tornam grandes Cidades-Estado, com construções mais sofisticas feitas de tijolos de barro. Entre essas construções se destacavam os Zigurates, grandes edifícios utilizados como templos e sedes do governo. Nesse período também começam diversas disputas políticas buscando a conquista e unificação do poder, situação que se repete diversas vezes ao longo da sua história até a dominação final pelo povo Elemita por volta de 1.600 a.C.
Os sumérios deixaram um enorme legado; suas descobertas e desenvolvimentos na área da agricultura e criação de animais passaram a ser usados por diversos outros povos. Também foram os primeiros a desenvolverem a escrita, chamada de escrita cuneiforme e o uso de sistemas matemáticos para o cálculo não só das produções, mas também para o comércio. Estabeleceram o primeiro sistema de contagem do tempo baseado em 12 horas para o dia, 12 para a noite e horas com 60 minutos, sistema que usamos até hoje.
SUMÁRIO
INTRODUÇÃO 5
CAPÍTULO 1: ORIGEM DA SUMÉRIA 6
CAPÍTULO 2: A SOCIEDADE 7
2.1 RELIGIÃO 7
2.2 CULTURA E CIÊNCIA 8
2.2.1 USO DA ESCRITA 9
2.2.2 SISTEMA DE IRRIGAÇÃO, PLANTAÇÃO E COLHEITA 11
2.2.3 USO DE VEÍCULOS 12
2.2.4 CIÊNCIA 13
2.3 POLÍTICA 13
CONSIDERAÇÕES FINAIS 17
REFERÊNCIAS BIBLIOGRÁFICAS E FONTES 18
5
INTRODUÇÃO
Como uma das civilizações mais antigas de que se tem história registrada, os sumérios se