sumerios
O início da civilização começa a quatro mil anos antes de cristro.Assim há quatro mil anos um semicírculo formado ao redor do deserto da Arábia abrigava grande número de culturas e civilizações, ligadas umas às outras como perolas de um cintilante colar. Delas irradiou uma luz clara para a humanidade, ali foi o centro das civilização desde a idade da pedra até a idade do ouro da cultura grego romana.
O rei Hamurabi com a vitória que obteve sobre RIM-SIM, consegue unir toda Babilônia nela desenvolve a cultura, que também sob sua regência alcançou o apogeu.Com Hamurabi são consolidadas leis que compõem uma coleção formando um verdadeiro código desenvolvendo leis civis, comerciais e penais, a par com leis canônicas, a exemplo do que vai ocorrer com Roma de Cesar e dos príncipes até a idade das trevas, média e alta, consequência alternativa até o século XX para o século XXI.
Nas pequenas comunidades a vida urbana demandou um certo grau de formalização, na verdade houve uma evolução de costumes para um sistema legal, a justiça tornou-se realmente a maior preocupação dos sumérios e de seus sucessores na mesopotâmia seus dirigentes ao divulgarem formulários judiciais pretendiam “trazer justiça à terra”. Provavelmente no início da civilização os procedimentos legais eram conduzidos dentro dos templos ou em seu pórtico.
Nos últimos séculos da antiga dinastia esse não era mais o caso embora a “sanção divina” na qual a justiça repousava fosse reconhecida pelos litigante, suas testemunhas faziam suas confissões ou queixas nos templos. Registramos dos casos e de outros documentos legais podiam ter sido feitos também nos portões do templo.
Existe menção entre os documentos de UR de um juiz da Casa Nanna o que pode significar que os juízes especiais eram indicados pelos templos, talvez para julgar causas eclesiásticas o ENSI ou LUGAR (documento legal da época) dever ter sido responsável desde o início dos templos pela administração da justiça e seria como se o