Sumidouro
Compreende a execução de filtros anaeróbios ou sumidouros como dispositivos auxiliares das Fossas Sépticas, com a função de completar o tratamento de seus efluentes. São poços de forma prismática ou cilíndrica, destinados a receber os efluentes das fossas sépticas e a permitir a sua infiltração subterrânea. O sumidouro é um poço sem laje de fundo que permite a penetração do efluente da fossa séptica no solo.
2. PARA QUE SERVE O SUMIDOURO
Tem o objetivo de permitir, de forma adequada, a infiltração no terreno da parte líquida do esgoto já tratado parcialmente pela fossa séptica. É muito importante a construção do sumidouro. Somente com a fossa séptica a parte líquida do esgoto que continua ainda contaminada poderia não escoar, entupindo a fossa rapidamente. Outro risco seria o líquido contaminado ficar exposto próximo à residências, oferecendo riscos à saúde pública.
3. COMO FUNCIONA UM SUMIDOURO
Recebe o esgoto líquido no seu interior e através de suas paredes permite a infiltração no terreno, onde a maior parte das bactérias e vírus causadores das diversas doenças nos humanos é eliminada. A sua utilização deve ser feita em terrenos constituídos por argilas arenosas e/ou siltosas, silte argiloso ou areia argilosa (cor amarela, vermelha ou marrom).
4. COMO CONSTRUIR UM SUMIDOURO
O diâmetro e a profundidade dos sumidouros dependem da quantidade de efluentes e do tipo de solo. Mas não devem ter menos de 1 m de diâmetro e mais 3m de profundidade, para simplificar a construção. Os sumidouros podem ser construídos de tijolo maciço ou blocos de concreto ou ainda com anéis pré-moldados de concreto.
A construção de um sumidouro começa pela escavação de buraco, a cerca de 3 m da fossa séptica e um nível um pouco mais baixo, para facilitar o escoamento dos efluentes por gravidade. A profundidade do buraco deve ser de 70 cm maior que a altura final do sumidouro. Isso permite a colocação de uma camada de pedra, no fundo do