Sumidouro
SUMIDOURO
TURMA: EDSB32
Profº: Fábio Bruno
COSME THIAGO Nº: 05
GABRIEL FRANCISCO Nº: 13
RODRIGUES RODRIGUES Nº: 16
ROGÉRIO DA MOTTA Nº: 23
VILSON LUIZ
O que é o sumidouro e como funciona?
Os sumidouros consistem em escavações, cilíndricas ou prismáticas, tendo as paredes revestidas por tijolos, pedras ou outros materiais. A disposição desses materiais deve ser tal que permita fácil infiltração do líquido no terreno. -Os sumidouros tem a função de poços absorventes, recebendo os efluentes diretamente das fossas sépticas e permitindo sua infiltração no solo. - Possuem vida útil longa, devido à facilidade de infiltração do líquido praticamente isento dos sólidos causadores da colmatação.
Aspectos Construtivos
-Os sumidouros devem ter as paredes revestidas de alvenaria de tijolos, assentes com juntas livres, ou de anéis (ou placas) pré- moldados de concreto, convenientemente fundos, e ter enchimento no fundo de cascalho, pedra britada e coque de pelo menos 0,50 m de espessura. -As lajes de cobertura dos sumidouros devem ficar ao nível do terreno, ser de concreto armado e dotadas de aberturas de inspeção com tampão de fechamento hermético, cuja menor dimensão em seção seja de 0,60 m.
Prescrições Normativas e Critérios de Dimensionamento
-Os sumidouros devem preservar a qualidade das águas superficiais e subterrâneas, mediante estrita observância das prescrições da NBR 7229/1993: Projeto, construção e operação de sistemas de tanques sépticos. -A norma NBR 7229/1993 prevê três tipos básicos de sumidouros: • Cilíndricos sem enchimento • Cilíndricos com enchimento • Prismáticos
• As figuras a seguir apresentam esquemas dos 3 tipos citados
Figura 1:Esquema para sumidouros cilíndricos: com/sem enchimento
Figura 1:Esquema para sumidouros cilíndricos: com/sem enchimento Fonte: [1]
Figura 2: Esquema para sumidouros prismáticos
-As dimensões do sumidouros são determinadas em