sumario
O sumário executivo serve como resumo sobre o Plano de Negócios, é de extrema importância, pois um bom sumário executivo atrai a atenção do investidor/leitor e gera interesse neste para ler o resto do documento. Normalmente, um bom sumário executivo possui uma ou duas páginas.
O que você faz?
Para se iniciar um sumário executivo deve-se fazer um resumo sobre o produto ou serviço, sobre o mercado que se pretende atingir, como está estruturada a empresa ou como se pretende estruturá-la. Dar uma visão ampla da sua proposta explicando a solução que oferece para determinado problema. Esses primeiros parágrafos devem deixar claro do que se trata o negócio.
Problemas?
Normalmente um negócio existe para resolver algum problema, por isso é interessante explicar qual o problema que está em evidência e que precisa ser eliminado a qualquer custo. Quais dificuldades existem e quais as soluções atuais para este tipo de problema, e quais as dificuldades recorrentes com essas atuais soluções do mercado.
Solução/ Tecnologia
Também é necessário que se pense na parte prática, como vender a tecnologia do seu produto ou serviço, por isso deve-se descrever atentamente a proposta, a ideia, explicar de modo bem claro e trabalhando como será feito o marketing. Como essa solução se difere das atuais soluções? Qual o diferencial que fará com que o usuário escolha este produto ou serviço? Qual o alcance deste negócio?
Mercado
Neste parágrafo, o objetivo é descrever o mercado potencial. Existe um mercado? Qual o tamanho deste mercado?
Qual a fatia que se pretende conquistar com a ideia? Há um mercado secundário que futuramente possa ser explorado? Como transformar esse mercado potencial em um mercado efetivo?
Venda o seu negócio
Ao final de um sumário executivo é interessante ter alguns dados financeiros, como projeções de vendas, faturamento e retorno para o investidor ter uma ideia da expectativa do negócio. Algumas perguntas bases são: