Sumario Executivo
A cada ano, são desperdiçados R$ 4.600.000.000,00 (quatro bilhões e seiscentos milhões) no Brasil porque não se recicla tudo o que seria possível reaproveitar. Além disso, segundo a Associação Brasileira de Empresas de Limpeza Pública e Resíduos Especiais (Abrelpe), o Brasil precisa investir R$ 6.700.000.000,00 (seis bilhões e setecentos milhões) para coletar todos os resíduos sólidos de forma adequada e dar destinação adequada aos mesmos em aterros sanitários.
De acordo com uma pesquisa realizada pelo Instituto Brasileiro de Opinião Pública e Estatística (IBOPE), 85% dos brasileiros que não contam com serviço de coleta seletiva se dizem dispostos a separar o lixo em casa, caso exista coleta seletiva ou ponto de entrega voluntária. Entretanto, a pesquisa também mostra que a maioria – 65% da população – é contra a cobrança da taxa do lixo. Dados da Pesquisa Akatu – Rumo à Sociedade do Bem-Estar, realizada em doze grandes cidades de todas as regiões do país, revelaram que 89% dos entrevistados preferem ou admiram empresas cujos produtos tenham selo de produção ambiental.
Estes são apenas alguns dados que reforçam a carência que ainda há na sociedade brasileira quando o assunto é reciclagem. De fato, tanto a visão que a sociedade possui quanto a falta de incentivos torna esse cenário preocupante, mas, ao mesmo tempo, um celeiro de oportunidades.
A Recibrind atuará no ramo da indústria e comércio, desenvolvendo produtos promocionais – brindes – a partir da borracha reciclada de balões de festa. Iniciará suas atividades em janeiro de 2015. Estará situada no Centro do município do Rio de Janeiro, no tradicional bairro do Estácio, por se encontrar próximo às principais vias de acesso do estado, facilitando o deslocamento até a maioria das casas de festa e os principais centros empresariais do município e terá como público-alvo as empresas que desejarem adquirir produtos promocionais de cunho sustentável. Disponibilizará, basicamente, pelo menos no