Sujeito Experimental
1- Introdução
O presente trabalho tem como objetivo, relatar o que foi realizado com um sujeito experimental, compreender a aprendizagem do sujeito através dos registros e observações, para que possamos aplicar no processo de construção do comportamento humano. Este trabalho foi realizado com um rato albino da raça wistar, em uma caixa de condicionamento Skinner, com uma privação de água por 48 horas.
A Análise do comportamento é um estudo fundamental para a psicologia, pois contribui para a ajuda de observação e análise do comportamento. O comportamento é adequado a uma qualidade ou propriedade de um propósito, ou seja, o organismo comporta-se para que haja um efeito, ou o alcance de um determinado estímulo positivo.
Falando em Skinner já se pensa em comportamento, e a chave de Skinner é o comportamento operante, acrescentada à ideia de reflexo condicionado, que foi formado por Pavlov. O conceito de condicionamento operante e reflexo condicionando está ligado ao organismo, o reflexo condicionado é uma resposta ao estímulo, e o condicionamento operante é certa premiação de uma resposta até o condicionamento. O Behaviorismo de Skinner se dedica ao estudo de respostas o foco era descrever o comportamento do sujeito, e não explicá-lo.
"O comportamentalismo, com acentuação no "ismo", não é o estudo científico do comportamento, mas uma filosofia da ciência preocupada com o tema e métodos da psicologia." (Skinner, 1980, p.339).
Neste trabalho vamos entender um pouco mais sobre o condicionamento do sujeito experimental, e sobre os comportamentos adquiridos por ele durante o processo do experimento.
1.1- Problema
Como fazer com que o sujeito experimental se comporte como desejado? O que podemos observar nos comportamentos do sujeito? Sendo um experimento, há a possibilidade de não sair como planejado, então tendo em mente que pode não dar certo, o que fazer depois?
1.2- Objetivo do trabalho
O Objetivo do presente trabalho