SUIC DIO E CAUSAS SOCIAIS
É sempre difícil estabelecer causas para um suicídio, mas neste trabalho abordaremos causas sociais como o trabalho, crises financeiras, diferenças de gênero e o Cyberbullying, além de falar um pouco sobre as políticas públicas de prevenção ao suicídio.
Os assuntos abordados tiveram como referência obras de autores conhecidos na temática de suicídio, artigos acadêmicos e reportagens, tendo em vista a tensão que o tema causa na sociedade desde os primórdios até a atualidade.
SUICÍDIO E CAUSAS SOCIAIS
Cyberbullying
Um aspecto importante de abordarmos quando resolvemos trazer em pauta o suicídio na adolescência é falar sobre um dos fatores de risco mais relevantes atualmente - o cyberbullying.
Cito aqui esta fase da vida, pois é onde se encontra o grupo mais expressivo de suicídios no Brasil, entre 15 e 24 anos.
Vivendo na era da virtualidade, onde muitos ou se não a maioria dos nossos relacionamentos interpessoais acontecem pela tela de um computador ou celular, não seria estranho encontrarmos problemáticas de violência, agressividade e suas mais variadas manifestações.
A este acesso amplo de conteúdos que traz a tecnologia advém os riscos de sua utilização, bem como exposição a certos assuntos como pornografia, mídia ofensiva, expressões de ódio como racismo, homofobia, etc, podem gerar todos os tipos de comportamentos agressivos, chamado também de bullying virtual ou bullying eletrônico. “Alguns estudos apontam que adolescentes que sofreram este tipo de violência virtual estariam mais propensos a tentar suicídio do que os que nunca tiveram este tipo de experiência antes.” (Cassidy, Jackson & Brown, 2009). “Visto também que este tipo de agressão propicia no desenvolvimento de depressão e ansiedade em adolescentes, assim como compromete o desenvolvimento psicossocial, levando em consideração que cerca de 25% das vítimas não recorrem ao atendimento especializado, gerando futuros problemas, muitos deles irreversíveis, como pode ser o