OBSERVADOR 2015 Consumo Em 5 Anos
23782 palavras
96 páginas
O CONSUMONA EUROPA:
2009-2014,
OS ANOS
QUE MUDARAM
TUDO
ENFRENTAR A CRISE
TER TEMPO PARA O PRAZER
GERIR O TEMPO
ÍNDICE
1
Um caminho cheio de boas intenções em 2015?
Página 4
2
2009-2014: os padrões de consumo mudaram Página 20
3
Consumo, o tempo urge
Página 38
4
Os países do Observador
Página 51
ANEXOS
s dados quantificados pelo Observador
O
Página 65
OS MERCADOS PORTUGUESES
Página 79
Editorial de Diogo Basílio
Responsável pelo Observador Cetelem
Desde a sua criação, o Observador Cetelem do Consumo olha de duas maneiras distintas para os seus “objetos” de estudo. Um olhar próximo, para observar e analisar o contexto económico e social do consumo, tal como ocorre no dia a dia. Um olhar à distância, para conseguir uma perspetiva dos acontecimentos e melhor compreender a sua evolução ao longo do tempo.
Para os consumidores europeus, a mudança acelera-se Para esta nova edição de 2015, o Observador
Cetelem do Consumo deu um lugar de destaque ao tempo. Também interrogámos os consumidores europeus, para saber como viveram a crise desde 2009 e como os comportamentos de compra evoluíram.
Sem desvendar os resultados que serão revelados nas páginas seguintes, é visível a partir da justaposição dos dois grandes eixos desta edição de 2015 que o consumo conhece uma mudança muito profunda. Uma mudança consciente por parte dos europeus, em grande parte iniciada pelas mudanças tecnológicas que agitam a sociedade no seu conjunto. Mas uma mudança igualmente controlada: os consumidores parecem fazer escolhas não impostas, prova de grande maturidade.
Num contexto em que o moral dos europeus tocou no fundo, verifica-se agora uma recuperação do ânimo; num momento em que os sinais da retoma mostram estar prestes a passar ao verde, estamos perante uma boa notícia suplementar. Em muitos países, o consumo é o principal motor do crescimento. Se o motor tiver sido capaz de se modernizar e o período de rodagem imposto pela crise tiver terminado, o desempenho só poderá