Sudam Sudene Zona Franca De Manaus E Trans Amazonica
A redução das desigualdades regionais é um dos objetivos fundamentais da República Federativa do. Nos últimos anos, o Governo Federal reiterou a determinação constitucional adotando a redução das desigualdades como estratégia de desenvolvimento do País.
A Política Nacional de Desenvolvimento Regional vem sendo implementada para que se possa obter resultados efetivos na questão regional. O foco das preocupações incide, portanto, sobre a dinamização das regiões e a melhor distribuição das atividades produtivas no território.
E nesse trabalho apresentaremos alguns desses planos que ajudam a desenvolver nosso pais.
POLITICAS DE DESENVOLVIMENTO REGIONAL
SUDAM
A SUDAM, criada através da Lei 5.173 de 27.10.66, em razão de denúncias de corrupção, havia sido extinta em 2001 e substituída pela Agência de Desenvolvimento da Amazônia (ADA). Em agosto de 2007, a ADA foi extinta por decreto e sua estrutura foi incorporada à nova Sudam. Em substituição a SUPERINTENDÊNCIA DO PLANO DE VALORIZAÇÃO ECONÔMICA DA AMAZÔNIA – SPVEA é uma autarquia vinculada à Secretaria Especial de Políticas Regionais do Ministério do Planejamento e Orçamento. Que tem como função promover o desenvolvimento da Amazônia, contribuindo para a construção de uma sociedade democrática e pluralista com grande participação social, cujo processo de desenvolvimento seja compatível com a base ecológica e sociocultural regional, percorrendo aos avanços da Ciência da Tecnologia e promovendo a interiozação dos benefícios do crescimento econômico. Para efeito do FINAM, as atividades econômicas de interesse para o desenvolvimento sustentável da Amazônia Legal são: agricultura e floricultura, sistemas agro florestais; criação de animais; sementes e mudas destinadas a atividade florestal-madeireira; pesca, extração de minerais metálicos, não metálicos, petróleo, gás natural e combustíveis minerais; indústria de transformação; agroindústria; beneficiamento e industrialização de produtos