Sucesso Profissional
Há quem diga que não é possível uma pessoa manter um equilíbrio entre trabalho e vida pessoal. Mas também tem quem diga que um completa o outro, “de nada adianta um dia feliz, se você não tem para quem contar depois.” O fato é que para cada pessoa o sucesso profissional tem um significado diferente. Talvez para uma mãe de dois filhos, por exemplo, manter esse equilíbrio entre a vida profissional e uma vida em casa, sem prejudicar nenhum dos dois, em si, já é um sucesso. Já um advogado recém formado, sem preocupação alguma a não ser sua carreira, talvez o sucesso chegue quando tiver muito dinheiro, fama, etc.
Eu penso que realmente o equilíbrio entre família e trabalho é o segredo do sucesso. Quando as coisas se complicam, temos que ter um ponto de apoio, e esse apoio geralmente encontramos em casa, muitas vezes sem nem pedir, as pessoas que nos rodeiam percebem que tem alguma coisa fora do lugar e já vem em nosso auxilio. Mas em contrapartida, ter um bom emprego com uma estabilidade financeira, evita muitos desgastes familiares relacionados às finanças da família. Por tanto, o equilíbrio é essencial.
Para a sociedade em geral, o sucesso está diretamente ligado ao crescimento hierárquico dentro de um empresa e bens materiais. Certamente esses fatores podem caracterizar o sucesso. Contudo, isso é muito menos do que precisamos para ser realmente bem-sucedidos.
Procurando material para esse trabalho, encontrei uma matéria na revista Você S/A de junho de 2010, que falava sobre um empresário muito influente e que ganhava muito dinheiro com seus negócios.
Segundo ele mesmo, ele chega a trabalhar vinte horas por dia, dormindo quatro horas no máximo. Seu contato com seus três filhos se resumem às três vezes em que ele os leva à escola, os sábados em que não está trabalhando e aos domingos até ás 18h, quando volta a trabalhar. Um amigo próximo disse: “As pessoas o admiram e o respeitam pela determinação e