substantivos
Apostila 01 (Teoria e questões)
O substantivo
Definição:
É a classe de palavra variável com a qual se denomina os seres em geral. Aqui, a palavra “ser” precisa ser entendida não só como aquilo que possui uma existência concreta (pedra, homem, carro, lua), mas também como aquilo que possui uma existência imaginária (Saci, fada, Minotauro), abstrata (fé, alegria, tristeza), ou mesmo de comprovação discutível (anjo, alma, inferno).
Por isso, classificam-se como substantivos as coisas, os sentimentos, as qualidades, as ações, os estados, considerados em si mesmos.
Observe os primeiros exemplos:
* beleza
* morte
* vida
* vingança
* casamento
* vento
Classificação do substantivo
Os substantivos podem ser classificados em: concretos, abstratos, próprios, comuns, simples, compostos, primitivos, derivados e coletivos.
1. Concretos e abstratos: Os primeiros indicam os seres que possuem existência própria independente dos demais seres, não importando se são reais ou imaginários. Já os segundos indicam os seres que dependem da existência de outros seres para existirem. Estes últimos indicam qualidades, ações ou estados.
* mesa – faca – lápis – apontador – lua = são exemplos de substantivos concretos.
* pânico – medo – tristeza – bondade = são exemplos de substantivos abstratos.
2. Próprios e comuns: Os próprios designam um ser específico, determinado dentre os outros de sua espécie. Já os comuns designam os seres de uma espécie de forma genérica.
* rua – casa – flor – carro – aliança – cidade – rio = são substantivos comuns
* Pedro – Brasil – Nova Iorque – São Francisco – Jesus Cristo = são substantivos próprios
3. Simples e compostos: São simples os substantivos formados por um só elemento, um só radical. Já os compostos são constituídos por mais de um radical ou elemento formador.
* terra – fruta – cavalo – pau = são substantivos simples.
* terra-cozida – fruta-pão – cavalo-vapor – pau-brasil =