substancias quimicas
A glicose
A glicose é o carboidrato mais importante da biologia, pois as células a utiliza como fonte de energia e ainda intermediária do metabolismo. Como é a maior fonte de energia, o organismo transforma todos os carboidratos dos alimentos ingeridos em glicose.
Cloreto de zinco
Cloreto de zinco é o nome do químico com a fórmula ZnCl2 e seus hidratos. Cloretos de zinco, dos quais nove formas cristalinas são conhecidas, são cristais incolores ou brancos e altamente solúveis em água. Amostras devem ser protegidas de fontes de umidade, incluindo o vapor d'água presente no ar ambiente. Cloreto de zinco encontra grande aplicação em processamento de têxteis, fundentes em metalurgia, e sínteses químicas, como agente desidratante.
O benzeno
Benzeno é um hidrocarboneto classificado como hidrocarboneto aromático, e é a base para esta classe de hidrocarbonetos: todos os aromáticos possuem um anel benzênico (benzeno), que, por isso, é também chamado de anel aromático, possui a fórmula C6H6.
O benzeno é líquido, inflamável, incolor e tem um aroma doce e agradável. É um composto tóxico, cujos vapores, se inalados, causam tontura, dores de cabeça e até mesmo inconsciência. Se inalados em pequenas quantidades por longos períodos causam sérios problemas sanguíneos, como leucopenia.
Lodo O iodo é um elemento químico cujo símbolo é I, possui número atômico 53 e massa atômica 126,9 u. Classifica-se como ametal do grupo dos halogênios na classificação periódica dos elementos. O iodo à temperatura ambiente é um sólido negro e lustroso, que possui leve brilho metálico, se sofrer evaporação se transforma em um gás de coloração violeta e odor irritante Na forma de iodeto de potássio é usado em fotografias. Em medicina nuclear, o Iodo é usado na forma de isótopos radioativos, é usado ainda em terapia de doenças da tireóide
Benzina
É um líquido obtido na destilação fracionada do petróleo, constituído por hidrocarbonetos, geralmente alifáticos, de