Substancias ionicas e moleculares
OBJETIVO
Verificar e analisar o comportamento das substâncias em soluções, o nível de ionização e atestar a condutividade nas soluções. Testar a determinação do intervalo de fusão do naftaleno.
RESUMO:
Testou-se a condutividade elétrica de algumas soluções utilizando um aquecedor elétrico e, a partir disso foi verificado se a substância se encontrava na forma não ionizada ou ionizada.
Também foi testado a determinação do intervalo de fusão com um tubo capilar contendo naftaleno e assim observou-se as temperaturas em que se inicia a completa fusão.
INTRODUÇÃO:
Para sabermos sua capacidade de condução ou não de eletricidade, as soluções se dividem em eletrólitos e soluções não eletrolíticas, possuem eletrólitos ou não possuem eletrólitos Substâncias iônicas no estado sólido não conduz eletricidade, no estado fundido ou dissolvido conduz eletricidade. Substancia molecular no estado fundido ou no estado sólido não conduz eletricidade, não contendo íons, não conduz .
EXPERIMENTO 1
a) Verificação da condutividade elétrica
Objetivo:
Determinar a condutividade elétrica de oito soluções diferentes, e descobrir se as mesmas são iônicas ou não iônicas e se conduz corrente elétrica ou não.
Material utilizado:
-Proveta de 100 ml
-Béquer de 50 ml
-Béquer de 100 ml
-Lâmina de Cobre
-Palha de Aço
-Transformador de 220V
-Espátula
-Sacarose
-Cloreto de Sódio
-30 ml de Água destilada
-30 ml de Ácido Clorídrico
-30 ml de Hidróxido de Amônio
-30 ml de Ácido Acético
-30 ml de Hidróxido de Bário
-30 ml de Ácido Sulfúrico
-30 ml de Etanol
-30 ml de N-Butanol
Procedimento:
b1) Colocou-se 30 ml de Água destilada (H2O) no béquer de 50 ml, após isso foram introduzidos dois eletrodos de cobre dentro do béquer e conectou-se ao transformador através das garras de jacaré. Verificou-se que a lâmpada se manteve apagada, indicando que a água destilada não conduziu corrente elétrica.
b2)