submucosa
Como já foram mencionadas, as características histológicas da mucosa bucal variam conforme a região e função desempenhada. Dessa forma, a mucosa oral pode ser dividida em três tipos: a - Mucosa de revestimento b - Mucosa mastigatória c - Mucosa especializada
Mucosa de revestimento: encontra-se forrando as paredes da cavidade oral sem sofrer diretamente os impactos mastigatórios: mucosa dos lábios, bochechas, soalho da boca, mucosa alveolar, superfície ventral da língua, vestíbulo e palato mole.
a) Lábios (Região externa cujo revestimento é pele; região vermelha ou intermediária; região interna, que é a mucosa propriamente dita).
A região externa do lábio (pele) é revestida por um epitélio estratificado, queratinizado de espessura moderada, cujas papilas conjuntivas são escassas e baixas. No conjuntivo da submucosa, notam-se muitas glândulas sebáceas em conexão com os folículos pilosos e entre eles há glândulas sudoríparas.
A zona de transição entre a pele que recobre a porção externa do lábio e a mucosa propriamente dita, que recobre a superfície externa é a região vermelha. É encontrada apenas na espécie humana e o epitélio é fino do tipo estratificado pavimentoso queratinizado. Devido à translucidez do epitélio, podem-se observar os vasos sanguíneos da lâmina própria, caracterizando o aspecto de vermelhidão desta mucosa.
O tecido conjuntivo adjacente não contém glândulas, daí a necessidade de umedecer os lábios frequentemente com a língua, para evitar o ressecamento.
A porção interna dos lábios é revestida por mucosa cujo epitélio é estratificado, não queratinizado. A lâmina própria é formada por tecido conjuntivo frouxo, com fibras colágenas