Sistema Digestorio
O duodeno é o local onde o suco pancreático neutraliza a acidez do quimo e faz a digestão de proteínas, de carboidratos e onde começa a ação da bile transformando o quimo em quilo. É um tubo onde se tem espaço para a maior parte do processo digestivo e fica localizado próximo ao estomago e mede cerca de 25 cm. Suas paredes se compõem de uma série de pregas com superfície de absorção e secreção.
No duodeno os alimentos se misturam a bile e é expulsa pela vesícula biliar juntamente com os sucos digestivos enviados pelo pâncreas. É formado por 4 camadas concêntricas que são a mucosa, submucosa, túnica muscular e adventícia. Sua característica histológica é formada pelo epitélio simples cúbico, glândulas exócrinas unicelulares, membrana basal, glândulas duodenais, músculo liso e camada serosa.
O ânus é uma estrutura pela quais ocorre a eliminação de fezes e gases intestinais onde histologicamente pode-se observar no reto as pregas, mucosas, glândulas de Lieberkhüm, presença de folículos linfódes e Ausência de mesotélio.
Podemos ainda identificar alguns anexos tegumentares como folículo piloso e glândulas sebáceas e na submucosa do conduto anal há muitas veias pertencentes ao plexo hemorroidário. A transição destas duas regiões é marcada pela mudança de epitélio de revestimento cilíndrico simples para estratificado plano.
Ambos fazem parte do sistema digestivo, sendo o duodeno pertencente à região do intestino delgado que se inicia no estomago e vai ate o intestino grosso com a finalidade de absorver os nutrientes necessários para o corpo humano.
Já o ânus e o reto fazem parte do intestino grosso que é a porção do sistema digestório responsável por continuar o processo de digestão: recebe o alimento já digerido, absorve a água, alguns nutrientes, cria e excreta as fezes.
DUODENO
ANATOMIA DO DUODENO
O duodeno é a parte inicial do intestino delgado constituindo um tubo que se inicia na junção gastrointestinal e termina no ânus. Origina-se