Suas
4221 palavras
17 páginas
Centro de Referência da Assistência Social e Família: uma relação de confiança. [1]Palavras chave: CRAS. Proteção Social Básica. Família.
Resumo Curitiba, a capital do Paraná, com população de 1.788.560 (IBGE – Censo 2000), município habilitado na Gestão Plena do Sistema Único da Assistência Social, atualmente, está dividido em nove Regionais sendo: Boqueirão, Boa Vista, Bairro Novo, Cajuru, CIC, Matriz, Pinheirinho, Portão e Santa Felicidade. Nestas Regionais são oferecidos serviços públicos descentralizados para maior acesso da população. A Fundação de Ação Social – FAS como gestora e articuladora da Política de Assistência Social no município, a partir do reordenamento do SUAS e das diretrizes da PNAS, vem promovendo instâncias para discussão e avaliação da política da assistência social no município com implementação dos serviços de Proteção Social Básica e Especial. Para concretização desta política os serviços são oferecidos nos 25 CRASs e 14 Unidades de Atendimento distribuídos nas Regionais, em territórios priorizados. As ações, baseadas no diagnóstico social do CadÚnico, se estruturam nos cinco eixos: atendimento social/acompanhamento familiar; grupos de famílias; capacitação e qualificação profissional; geração de renda, ações com a rede sócio-assistencial e intersetorial. Neste contexto, este estudo tem como objetivo relatar a experiência curitibana na implantação e implementação dos CRASs, destacando o trabalho desenvolvido pelo Centro de Referência da Assistência Social – CRAS Ouro Verde, situado na zona leste do município, Regional Cajuru, com 8.864 famílias referenciadas.
1. As mudanças no município
Curitiba é a capital do Paraná, com população de 1.788.560 (IBGE – Censo 2000). Município habilitado na Gestão Plena do Sistema Único da Assistência Social vem promovendo o reordenamento da Assistência Social no município caracterizando o território como espaço de expressão da cidadania e da reconquista dos direitos