Suas
1456 palavras
6 páginas
UNIVERSIDADE ANHANGUERA UNIDERPPOLO ESUD CUIABÁ CURSO DE GRADUAÇÃO SUPERIOR EM SERVIÇO SOCIAL CLARA LINA B. J. DE AZEVEDO RA 397209
GISELLE DE OLIVEIRA PRATES RA 396394
MARIA ELICE ALVES GIOTA RA 398869
ATIVIDADES PRÁTICAS SUPERVISIONADAS
GESTÃO DO SISTEMA ÚNICO DE ASSISTÊNCIA SOCIAL-SUAS
TUTORA À DISTÂNCIA: MARIA EDILENE XAVIER ROCHA GARCIA
TUTORA PRESENCIAL: FABIANA SILVA
CUIABÁ – MT
Junho- 2014
Da caridade ao Direito: A trajetória
A Assistência Social no Brasil tem sua origem histórica baseada na caridade, filantropia e na solidariedade religiosa.
LBA-Legião Brasileira de Assistência
Criada em 1942, sob a coordenação da primeira dama Darcy Vargas, a LBA seria a primeira grande instituição nacional de assistência social. Inicialmente caracterizou-se por um atendimento materno-infantil.Posteriormente esta instituição foi crescendo e sua linha programática foi acompanhando as demandas do desenvolvimento econômico e social do país, bem como da população em estado de vulnerabilidade social.
A Constituição Federal de 1988
A Carta Magna de 1988 é considerada um divisor de águas no campo dos direitos de cidadania. Conforme expresso em seu preâmbulo8, a nova ordem constitucional será destinada a assegurar o exercício dos direitos sociais como um de seus valores supremos.
A cidadania passa a ser um dos fundamentos da República Federativa do Brasil. Esta terá ainda como objetivo fundamental, dentre outros, a construção de uma sociedade livre, justa e solidária; a erradicação da pobreza e da marginalização e a redução das desigualdades sociais.
A assistência passa a integrar o tripé seguridade social, juntamente com os direitos à saúde e à previdência social, deixando para trás seu caráter subsidiário, de política complementar , se assumindo como sistema de proteção social brasileiro em duas vertentes: uma contributiva (contrapartida dos rendimentos do trabalho assalariado para sua garantia) e outra não contributiva(para todos os cidadãos que dela