stroop
INTRODUÇÃO
1.1 O que é o Teste Stroop?
De acordo com J. R. Stroop os testes Stroop ilustram a natureza do processamento automático, ou seja, quando tentamos ignorar o significado de cada estímulo, o cérebro registra automaticamente os seus significados. O Teste Stroop foi criado por J. Ridley Stroop, para exercitar os lóbulos frontais do cérebro responsáveis por nosso planejamento e ação. A pessoa precisa ler a cor do que está escrito, independentemente da palavra. Objetivo é avaliar a atenção seletiva, a capacidade de manter a meta em uma atividade e inibir a tendência de fornecer respostas impulsivas, além da velocidade no processamento de informações. Sendo sensível à rapidez para nomeação de cores. Os materiais utilizados no teste são:uma lista de 84 palavras escritas em preto, uma lista de 84 palavras escritas em cores.Uma lista de 84 barras coloridas, uma folha de resultados e Cronômetro.
1.2 Definição da Atenção
A Atenção é uma das capacidades cognitivas imprescindível para o desenvolvimento de outras como: a percepção, a memória, a aprendizagem, ao controle e coordenação da execução pelo cérebro de várias tarefas concorrentes e à produção da consciência.
1.3Atenção e consciência
Segundo Sternberg (2000) antigamente, atenção era confundida com consciência.
De acordo com Cheniaux (2005) a atenção aperfeiçoa o rendimento da consciência por forma a serem processados de forma eficiente os conteúdos mentais.
Segundo Marcel (1983a, citado por Sternberg 2000), os nossos recursos em relação à atenção são limitados e para a optimização desses recursos, algumas funções cognitivas podem ocorrer fora do conhecimento consciente. A forma de conciliarmos essas limitações é servirmo-nos do pré-consciente, ao mesmo tempo que eliminamos informação não relevante. Para este autor, os dados sensoriais e os processos cognitivos que não atingem a consciência influenciam o modo como pensamos ou realizamos outras