STROMBOLI
O nome provém do grego antigo e foi dado devido à sua forma inchada e redonda.
Localizado na Ilha de mesmo nome, Strombili é um dos vulcões mais activos da Europa. Erguendo-se a 926 metros acima do nível do mar, e Stromboli é também um vulcão do tipo estratovulcão, formado por materiais piroclásticos acumulados ao longo do tempo.
Recentemente, no ano de 2002, uma violenta erupção provocou o derramamento de pelo menos dois milhões de metros cúbicos de lava dentro do mar, provocando o aumento na altura das ondas e causando sérios prejuizos locais.
Erupção estromboliana:
O nome provém do vulcão da ilha de Stromboli, na Sicília. Na erupção estromboliana brotam cinzas, gases, pequenos fragmentos de rocha quente (bombas vulcânicas, HYPERLINK "http://pt.wikipedia.org/wiki/Lapilli" \o "Lapilli" lapilli), que formam arcos luminosos no céu. Os fragmentos de lava combinam-se para formar rios de lava que escorrem pela encosta. Ocorrem explosões pouco violentas causadas pela acumulação de bolsas de gases, que sobem mais rapidamente que o magma que as rodeia.
Tipicamente, a tefra encontra-se em incandescência quando é expulsa da chaminé, mas a sua superfície arrefece e toma uma coloração escura ou negra, podendo solidificar significativamente antes de atingir o solo. A tefra acumula-se na vizinhança da chaminé, formando um cone de cinza. A cinza é o produto mais comum, havendo também tipicamente uma menor parte de cinza vulcânica mais fina.
Os rios de lava são mais viscosos, logo mais curtos e espessos, que nas erupções havaianas, podendo ser acompanhados ou não de rocha piroclástica.
Os gases dissolvidos coalescem em bolhas que tomam dimensões suficientes para se elevarem através da coluna magmática, libertando-se no topo e