Stress no trabalho
Neste trabalho iremos analisar o que é o estresse e como ele pode ser prejudicial a nossa vida, nosso cotidiano. Ele pode surgir tanto no trabalho quanto no social. Aprenderemos a descobri-lo e amenizá-lo ou ate mesmo evitá-lo que é o mais importante. Pois veremos que o estresse pode levar desde dores de cabeça, cansaço, fadiga... até mesmo a morte súbita.
O estresse relacionado ao trabalho esta ligado á NR 17 do livro de normas regulamentadoras do trabalho que visa a ergonomia no ambiente de trabalho, sendo assim analisado como uma doença do trabalho, mesmo não sendo propriamente uma doença.
Desenvolvimento
O que é estresse ?
Não há ainda uma definição para o mesmo nos compêndios de patologia médica. É o dicionário Aurélio que nos diz que o estresse (em bom português) é "o conjunto de reações do organismo a agressões de ordem física, psíquica, infecciosa, e outras capazes de perturbar a homeostase" (equilíbrio).
Hoje o termo estresse é amplamente usado na linguagem atual e nos meios de comunicação. Designa uma agressão, que leva ao desconforto, ou as conseqüência desta agressão. É uma resposta a uma demanda, de modo certo ou errado.
O estresse corresponde a uma relação entre o indivíduo e o meio. Trata-se, portanto, de uma agressão e reação, de uma interação entre a agressão e a resposta, como propôs o médico canadense Hans Selye, o criador da moderna conceituação de estresse. O estresse fisiológico é uma adaptação normal; quando a resposta é patológica, em indivíduo mal-adaptado, registra-se uma disfunção, que leva a distúrbios transitórios ou a doenças graves, mas, no mínimo agrava as já existentes e pode desencadear aquelas para as quais a pessoa é geneticamente predisposta. Aí torna-se um caso médico por excelência. Nestas circunstâncias desenvolve-se a famosa síndrome de adaptação, ou a luta-e-fuga (fight or flight), na expressão do próprio Selye.
Análise dos aspectos psicológicos dos trabalhadores
Para a realização da