Street Skate
Canon do Novo Testamento
• Cânone ( em hebraico é qenéh e no grego Kanóni) significa "régua" ou "cana" de medir. O canon do NT consiste dos escritos aceitos pela Igreja Primitiva como sendo divinamente inspirados por Deus.
• A igreja de então adotou-os como padrão (medida) de fé e conduta.
Situação da igreja no início de sua vida: > tinham apenas os escritos do AT > se valiam da tradição oral (testemunho) > revelações proféticas > os escritos do NT levaram algum tempo até estarem distribuídos a toda a igreja espalhada pelo mundo.
A construção do canon foi consensual, sendo o principal critério a "apostolicidade" dos escritos, ou seja, a relação direta do autor com Jesus ou com os apóstolos.
Na primeira metade do séc. IV o canon do NT já aparece definido como temos hoje, sendo ratificado posteriormente pelos concílos de Laodicéia (363 aD), Cartago (397 a D) e finalmente, Hippo (419 a D ).
Estrutura do Novo Testamento
1. Considerações preliminares
A fonte principal de informações sobre a vida, a obra e o sofrimento de Jesus Cristo são os quatro evangelhos do NT. É fácil entender que escritos não recebem o nome de evangelhos automaticamente.
Como se chegou a esse nome? O que sobressai quando colocamos os quatro evangelhos lado a lado e os comparamos? O que caracteriza os três primeiros evangelhos chamados sinópticos?
1- os evangelhos que tratam da manifestação da salvação:
*Mateus;
*Marcos;
*Lucas;
*João
2 As características peculiares dos quatro evangelhos :
Quem compara os quatro evangelhos do NT percebe logo que os primeiros três são surpreendentemente semelhantes. Por isso são chamados de sinótipos. O quarto evangelho segue o seu próprio estilo de apresentação.
Os sinópticos e João são distintos nos seguintes aspectos:
No esboço:
Os sinópticos têm uma estrutura simples nos seus